Santa hipocrisia

E finalmente saiu a lista das obras que a Secretaria da Educação acha “completamente inadequadas” para as escolas. Duas das obras serão devolvidas e as outras quatro serão distribuídas apenas para os adultos que cursam o supletivo (que agora teve o nome chique de Educação de Jovens e Adultos). As obras são as seguintes:

Um Campeonato de Piadas, de Laert Sarrumor e Guca Domenico
Poesia do Dia – Poetas de Hoje para Leitores de Agora, de Joca Reiners Terron e outros
O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Histórias, de Tim Burton
Memórias Inventadas – A Infância, de Manoel de Barros
Manual de Desculpas Esfarrapadas: Casos de Humor, de Leo Cunha
Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol, vários autores

É claro que se eu tivesse um filho, ele aprenderia a ler com “O triste fim do menino ostra e outras histórias” e não teria problema algum em deixá-lo ler “Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol”. Muito além disso, eu acho que as pessoas (e isso inclui as crianças) devem conhecer o máximo de opções possível, pois auxilia o processo de “discernimento” de cada indivíduo.  Você tem que conhecer as coisas. Mas eu fiquei muito chocada com o fato deles banirem Manoel de Barros. Não entendi. Manoel de Barros é uma das figuras mais fofas da nossa literatura atual. É lindo. É fofo. É necessário para um ser humano melhor!

Eu não me conformo em ver esses imbecis que têm menos cultura do que um ovo falar que os livros são “ruins” ou “horríveis”. O mínimo que eles deveriam ter é respeito pela arte, principalmente pela arte do seu país. Não se fala em público que uma obra de literatura é “horrível”, nem “ruim”. É muita ignorância!

Deixe um comentário

